15.5 C
Brasília

Lula: Solução para a crise do multilateralismo não é abandoná-lo, mas sim aperfeiçoá-lo

Lula pede reforma no comércio internacional e celebra papel da China no desenvolvimento latino-americano

Data:

Em discurso nesta terça-feira (13), durante o IV Fórum da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizado na China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as distorções no comércio internacional, especialmente no intercâmbio de produtos agrícolas, nunca avançou com tratamento de forma satisfatória na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para Lula, a imposição de tarifas arbitrárias só agrava a situação. O presidente se referia às sanções tarifárias impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para diversos países. 

Explicou, ainda, que “a solução para a crise do multilateralismo não é abandoná-lo, mas sim aperfeiçoá-lo”. 

Integração China-América Latina

Durante o evento, Lula ainda destacou que a China é um importante parceiro dos países sul-americanos e caribenhos para o desenvolvimento da região.

“O apoio chinês é decisivo para tirar do papel rodovias, ferrovias, portos e linhas de transmissão. Mas a viabilidade econômica desses projetos depende da capacidade de coordenação de nossos países para conferir a essas iniciativas escala regional”, destacou Lula. 

De acordo com o presidente, a relação entre a CELAC e a China deve resultar em um fortalecimento das indústrias nos países sul-americanos e caribenhos, inclusive no campo das inteligências artificiais.

Lula também lembrou da participação da China no desenvolvimento de vacinas e insumos durante a pandemia do Covid-19. Para ele, reforçar a articulação entre todos esses atores permitirá aproveitar o potencial dessa relação.

Autor

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço