O presidente Lula (PT) defendeu que o presidente dos EUA, Donald Trump, “precisa tomar cuidado com o que fala”, tendo em vista que “ele foi eleito para governar os EUA e não o restante do mundo”. Lula ainda destacou que o Brasil não tem dependência comercial dos EUA, já que a balança comercial é bem equilibrada. “O que nós queremos é que o presidente Trump governe os EUA e pare com essa história de protecionismo”, reforçou, em entrevista à rádio Tupi FM nessa quinta-feira (20).
Relembre
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou à Casa Branca para o segundo mandato em 2025, e prometeu adotar uma política protecionista. Nas últimas semanas, foram implementadas tarifas sobre importações de aço e alumínio para os EUA, e o presidente também anunciou, nesta quinta-feira (20), que pretende taxar produtos como madeira, carros, semicondutores e farmacêuticos nos próximos meses.
O governo brasileiro declarou que apenas irá tomar medidas “com base em decisões concretas e não em anúncios que podem ser mal interpretados ou revistos”, conforme publicação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

