18.5 C
Brasília

Lula se reúne com Putin e participa do Dia da Vitória na Rússia nesta sexta

Presidente participa de parada militar em Moscou e discute acordos bilaterais; agenda segue com visita à China

Data:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta sexta-feira (9), em Moscou, da cerimônia que celebra os 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O evento é conhecido na Rússia como Dia da Vitória e marca a rendição alemã em 1945, encerrando oficialmente o conflito na Europa.

A celebração inclui uma parada cívico-militar na Praça Vermelha, evento com forte simbolismo histórico e nacional. Lula está na Rússia desde a última quarta-feira (7), atendendo a um convite oficial do presidente Vladimir Putin.

Programação na Rússia

A agenda de Lula em Moscou começou às 10h (4h em Brasília), com a participação na cerimônia principal na Praça Vermelha. Depois, ele comparece à tradicional oferta de flores ao túmulo do soldado desconhecido.

O presidente também participa de um almoço oficial no Palácio do Kremlin, seguido por uma reunião bilateral com Vladimir Putin. Durante o encontro, são esperados anúncios de parcerias comerciais e assinaturas de acordos nas áreas de ciência e tecnologia.

Além disso, Lula terá uma reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e finaliza o dia com um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil em Moscou.

Próxima parada: China

Lula está acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de uma comitiva de ministros e autoridades, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Neste sábado (10), a delegação embarca para Pequim, onde Lula participará da cúpula entre a China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) nos dias 12 e 13 de maio.

Na China, o governo brasileiro também deve firmar ao menos 16 atos bilaterais, incluindo acordos comerciais e de cooperação estratégica.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025