Nesta segunda-feira (22), o presidente Lula (PT) chega na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, onde deve participar da Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina. O encontro, que começa às 16h no horário de Brasília, foi convocado por França e Arábia Saudita para buscar uma solução pacífica para o conflito no Oriente Médio.
Amanhã, terça-feira (23), Lula faz o discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU.
Reconhecimento internacional
No domingo (21), os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer; do Canadá, Mark Carney; e da Austrália, Anthony Albanese, reconheceram oficialmente o Estado da Palestina, enquanto a França deve formalizar o reconhecimento durante a conferência, conforme anunciado pelo presidente Emmanuel Macron. Mais de 140 países reconhecem o estado.
Israel e Estados Unidos, por outro lado, continuam a rejeitar a iniciativa.
Os reconhecimentos britânico e canadense são vistos como muito simbólicos, já que os dois países são os primeiros do G7 a formalizar a ação.
Agenda
Lula, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e uma comitiva de ministros, discursará na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23).
Na quarta-feira (24), o presidente copresidirá evento em defesa da democracia, juntamente com os presidentes do Chile e da Espanha. Ele também deve participar de debates focados na crise climática, onde pretende reforçar a importância da cooperação internacional e da preservação ambiental.

