O presidente Lula (PT) viaja, nesta semana, para participar da cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul. Além das sessões do grupo, Lula irá à Moçambique, onde deve receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo.
Ainda em Moçambique, o presidente participa de seminário empresarial com cerca de 200 empresários brasileiros e moçambicanos presentes. Segundo o Itamaraty, a visita de Lula a Moçambique se insere dentro da política mais ampla de reaproximação com o continente africano. Ainda segundo o corpo diplomático, há pedidos de agendas bilaterais durante a viagem, mas nenhuma ainda confirmada.
Veja a agenda completa:
22/11 (Manhã): G20 – Sessão sobre crescimento econômico sustentável. Vai tratar de questões rurais de desenvolvimento econômico, comércio internacional, entre outros temas.
22/11 (Tarde): G20 – Sessão mundo resiliente. Vai tratar de questões como redução de risco de desastre, mudança do clima, transição energética justa, sistemas alimentares, entre outros.
23/11 (Manhã): G20 – Sessão futuro justo. Vai tratar de minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial.
Em Moçambique:
24/11: Seminário empresarial com participação de Lula e Daniel Chapo. Entre 150 e 200 empresários brasileiros e moçambicanos presentes, participando do seminário.
24/11: Recebe o título Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo

