O presidente Lula (PT) desembarcou nesta segunda-feira (24) no Aeroporto Internacional de Tóquio. Acompanhado de ministros, parlamentares e empresários, Lula cumpre uma extensa agenda no Japão até quinta-feira (27), celebrando os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
“Cheguei a Tóquio para uma visita oficial em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Aqui no Japão, terei encontros com o imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro, Shigeru Ishiba, além de encontro com empresários e de acompanhar a assinatura de acordos estratégicos em ciência e tecnologia, saúde e educação. Uma parceria histórica que se fortalece rumo a um futuro de inovação, crescimento e novas oportunidades para nossos povos”, declarou Lula nas redes sociais.
O presidente chegou acompanhado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Também fizeram parte da comitiva os ex-presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Inédita visita de Estado
O Japão concede apenas uma visita de Estado por ano. A última ocorreu em 2019, com Donald Trump em seu primeiro mandato. Desde então, a pandemia interrompeu o protocolo. Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro realiza uma visita de Estado ao país asiático.
A relação bilateral foi elevada à Parceria Estratégica e Global em 2014, e vem se intensificando desde o fim da pandemia. Lula já havia participado da Cúpula do G7 em Hiroshima, em 2023. No ano passado, o então primeiro-ministro Fumio Kishida visitou o Brasil, e o atual premiê Shigeru Ishiba esteve no Rio de Janeiro para a Cúpula do G20, onde se reuniu com Lula.
Encontro com o imperador
Nesta terça-feira (25), Lula será recebido pelo imperador Naruhito e pela Imperatriz Masako, durante a Cerimônia de Boas-Vindas no Palácio Imperial. À noite, o presidente participa de um jantar oficial em sua homenagem.
A quarta-feira (26) promete ser o ponto alto da viagem, com reuniões com sindicatos japoneses, e participação no Fórum Empresarial Brasil-Japão, que reunirá empresas dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística e siderurgia.
Ao final do dia, Lula se encontra com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, no Palácio Akasaka. Após a reunião, haverá a assinatura de acordos bilaterais e um jantar oficial. Estão previstos atos nas áreas de ciência e tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação, pesca e recuperação de pastagens e terras agrícolas.
Cooperação
Em entrevista concedida a veículos japoneses antes da viagem, Lula destacou a importância de ampliar o comércio e atrair investimentos. “O Brasil e o Japão têm uma relação comercial de 11 bilhões de dólares. É pouco para a grandeza dos dois países. Espero que o Japão conheça mais o Brasil. Queremos atrair mais investimentos e fazer parcerias, especialmente na transição energética, que é fundamental para o futuro do planeta”, afirmou o presidente.
Lula também ressaltou o potencial do Brasil como fornecedor de alimentos para o Japão: “Sei que o Japão importa cerca de 60% de tudo que consome. E o Brasil está se tornando um verdadeiro shopping center de alimentos para o mundo. Espero mais amizade, mais democracia, mais multilateralismo e mais trocas de experiências científicas e tecnológicas”, completou.
População nipo-brasileira
O Brasil abriga a maior população nipo-descendente fora do Japão, com mais de 2 milhões de pessoas. Em contrapartida, cerca de 210 mil brasileiros vivem no Japão, formando a quinta maior comunidade brasileira no exterior.
Em 2025, Brasil e Japão celebram oficialmente os 130 anos de relações diplomáticas. O intercâmbio comercial entre os países superou US$ 11 bilhões em 2023, com superávit brasileiro de US$ 146,8 milhões. O Brasil exporta principalmente carne de aves, alumínio, carne suína, celulose, café e minério de ferro. Já o Japão fornece peças e acessórios para veículos, instrumentos de medição e motores.
Vietnã
Na quinta-feira (27), a comitiva brasileira encerra a visita ao Japão com uma coletiva de imprensa e a Cerimônia de Despedida com o imperador Naruhito. O embarque para o Vietnã está previsto para o meio-dia, horário local.

