O presidente Lula (PT) participará, entre 22 e 24 de setembro, da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova York. Acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e de uma comitiva de ministros e técnicos do governo, Lula será o responsável pelo discurso de abertura do Debate Geral, no dia 23, mantendo a tradição brasileira iniciada em 1955.
A sessão deste ano tem como tema “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, em referência ao aniversário da ONU. Além do pronunciamento no plenário, Lula terá reuniões bilaterais com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e outros chefes de Estado e de governo.
Agenda paralela
No dia 22, o presidente participará da Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Questão Palestina, convocada por França e Arábia Saudita. Em 23 de setembro, ao lado de Guterres, integrará um encontro de alto nível sobre ação climática, voltado à preparação para a COP30, marcada para novembro em Belém (PA). Na ocasião, o governo brasileiro apresentará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa de financiamento voltada à preservação das florestas tropicais.
Já no dia 24, Lula copresidirá, com os presidentes Gabriel Boric (Chile) e Pedro Sánchez (Espanha), a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”, que reúne líderes de diferentes países para debater cooperação multilateral, enfrentamento à desinformação e defesa das instituições democráticas.
A delegação brasileira também participará de encontros sobre reforma do Conselho de Segurança da ONU, mudanças climáticas, segurança alimentar, saúde global e desenvolvimento sustentável, além de reuniões de grupos multilaterais como BRICS, G77/China e L.69.