21.5 C
Brasília

Lula cumpre agenda com empresários e líderes chineses em Pequim

Presidente deve assinar 16 acordos, em agenda com foco em energia saúde e cooperação diplomática

Data:

O presidente Lula (PT) iniciou sua visita oficial à China com uma agenda dedicada ao setor empresarial nesta segunda-feira (12), em Pequim. Pela manhã (horário local), Lula se encontrou com os CEOs de duas importantes corporações chinesas: Lei Zhang, da Envision Energy — empresa focada em turbinas de energia eólica — e Cheng Fubo, da Norinco, conglomerado industrial que atua em diversas áreas, incluindo defesa e eletrônicos.

As reuniões ocorreram no hotel onde o presidente está hospedado e, segundo o Palácio do Planalto, fazem parte da estratégia de ampliar as relações comerciais e tecnológicas entre os dois países.

Durante a tarde, Lula participou de um encontro com representantes de empresas do setor de saúde. A atividade foi seguida pela assinatura de acordos de cooperação. No encerramento do dia, o presidente marcou presença no seminário Brasil-China, que reuniu empreendedores dos dois países e reforçou os laços comerciais e institucionais.

Celac-China e reuniões com líderes chineses

Na terça-feira (13), a agenda ganha um tom mais diplomático. Lula participa da cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e o governo chinês, fórum que reúne quase todos os países da América Latina.

Ainda no mesmo dia, como parte da visita de Estado, o presidente brasileiro terá reuniões com autoridades chinesas de alto escalão. Entre elas estão Zhao Leji, presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, o primeiro-ministro Li Qiang e o presidente Xi Jinping. Pelo menos 16 novos acordos entre Brasil e China devem ser firmados.

Visita à Rússia e retorno ao Brasil

Antes de chegar à China, Lula esteve na Rússia, onde se encontrou com o presidente Vladimir Putin e participou da cerimônia que celebrou os 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial. O retorno ao Brasil está previsto para quarta-feira (14).

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025