25.6 C
Brasília

Lula confirma participação na Cúpula do G7 no Canadá

Brasil estará na sessão ampliada do G7 ao lado de outras economias emergentes

Data:

O presidente Lula (PT) viajará ao Canadá na próxima semana para participar da Cúpula do G7, grupo formado pelas sete maiores economias do mundo. O convite formal foi feito nesta quarta-feira (11) pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, durante uma conversa telefônica. O evento será realizado no dia 17 de junho, na cidade de Kananaskis, província de Alberta.

Participação brasileira

Lula agradeceu e aceitou o convite, destacando a contribuição positiva que o Brasil pode oferecer aos debates sobre segurança energética, minerais críticos, financiamento, inovação, tecnologia e inteligência artificial.

O Brasil participará da sessão ampliada da cúpula, ao lado de países convidados como África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. Os membros do G7 são Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Japão.

Encontro bilateral e agenda climática

Além da participação na cúpula, Lula e Carney terão um encontro bilateral à margem do evento para discutir o fortalecimento das relações entre Brasil e Canadá. Lula também convidou Carney para a COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro, ao qual o premiê canadense confirmou presença, elogiando a liderança brasileira em temas climáticos.

“Ambos trataram, também, do potencial de fortalecimento das relações bilaterais, destacando a convergência entre Brasil e Canadá na defesa da democracia, do multilateralismo e do livre comércio”, afirma o comunicado enviado pela Presidência.

O presidente brasileiro tem sido presença constante nas cúpulas do G7 desde o início de seu terceiro mandato, tendo participado das edições no Japão (2023) e na Itália (2024).

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025