Empresas brasileiras participam, de 3 a 5 de junho, da Missão Empresarial ao Chile, com o intuito de fortalecer parcerias comerciais e ampliar a presença da indústria brasileira no mercado internacional. A expectativa é que se movimente pelo menos US$ 1 milhão em negócios durante o encontro.
O evento é liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O encontro faz parte de uma série de esforços para estreitar os laços econômicos entre Brasil e Chile. A programação será voltada à promoção de negócios, integração institucional e troca de experiências.
Parceria estratégica
O Chile é o 7º maior parceiro comercial do Brasil, e representa 2,1% da corrente de comércio brasileira. De acordo com levantamento da CNI, a indústria de transformação representou 69,8% das exportações do Brasil para o Chile e 64,8% das importações brasileiras de produtos chilenos na última década.
Enquanto o Brasil é o principal destino das exportações chilenas na região, o Chile é o terceiro maior mercado para os produtos brasileiros.