28.5 C
Brasília

Haddad inicia agenda internacional com reuniões no Mercosul e BRICS

Ministro da Fazenda discute acordo com União Europeia, COP30 e expansão comercial com Argentina, China, Rússia, Egito e Emirados Árabes

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia nesta terça-feira (1º) uma semana de intensa agenda internacional, marcada por reuniões com ministros da Economia da Argentina, da Rússia e da China, além de encontros com representantes do Egito e dos Emirados Árabes Unidos.

Haddad embarca para Buenos Aires às 14h, integrando a comitiva do presidente Lula para a cúpula do Mercosul. Na quarta-feira (2), participa de encontro com ministros de Economia e presidentes de bancos centrais do bloco, em um momento decisivo para as negociações do acordo Mercosul-União Europeia e para a transição da presidência rotativa do bloco, que passa da Argentina para o Brasil até 31 de dezembro.

Ainda na quarta-feira, Haddad realiza reunião bilateral com o ministro da Economia argentino, Luis Caputo, para discutir temas políticos e econômicos de interesse dos dois países.

BRICS, NDB e COP30 em pauta no Rio

Na tarde de quarta-feira, Haddad segue para o Rio de Janeiro, onde participa de uma série de compromissos ligados ao BRICS. Na quinta-feira (3), estão previstas reuniões bilaterais com o ministro das Finanças da China, Lan Fo’an, e com o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov. Entre os principais temas estão as políticas do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) — o Banco dos BRICS — e a preparação para a Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em novembro, em Belém.

Na sexta-feira (4), Haddad participa de seminário do NDB e de almoço com representantes dos países governadores do banco. No sábado (5), o ministro se reúne com os ministros das Finanças do Egito e dos Emirados Árabes Unidos, com foco na ampliação das relações comerciais do Brasil com esses países.

No domingo (6) e na segunda-feira (7), Haddad integra a comitiva oficial do presidente Lula na Cúpula de Líderes do BRICS, encerrando a agenda internacional antes de retornar a Brasília na terça-feira (8).

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025