O Ministério do Turismo (MTUR) aprovou nesta terça-feira (20) o Plano Internacional de Marketing Turístico, que estabelece metas e diretrizes para impulsionar o turismo internacional no Brasil até 2027. O principal objetivo é reforçar a imagem positiva do país como destino turístico global, e aumentar tanto o número de visitantes quanto a receita gerada pelo setor.
O plano abrange uma série de metas a serem cumpridas. Entre elas, aumentar de 70% para 90% a média de avaliação da percepção positiva do Brasil como destino turístico por entrevistados no exterior, e manter acima de 90% a média de recomendação do país por turistas internacionais.
A execução do plano será custeada pelos recursos consignados no orçamento do Programa Embratur.
Turismo em alta
O Brasil encerrou o ano de 2024 com 6,7 milhões de turistas estrangeiros, segundo o MTUR — um aumento de 14,6% em relação a 2023. Os principais estados de entrada foram:
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São Paulo – 2,2 milhões de turistas
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Rio de Janeiro – 1,5 milhão
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Paraná – 912 mil
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Rio Grande do Sul – 883 mil
Em termos de receitas, os turistas internacionais gastaram US$ 7,3 bilhões no país, o maior valor desde 1995. Para efeito de comparação, esse montante superou as exportações brasileiras de algodão, que renderam US$ 5,2 bilhões no mesmo período.
A intenção do plano é alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais por ano até 2027. Outra meta prevista no plano é aumentar de para US$ 8,1 bilhões, por ano, a receita gerada pelos turistas internacionais no Brasil.