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Governo aprova plano internacional de marketing turístico

Estratégia foca em melhorar imagem do país, ampliar o fluxo de turistas estrangeiros e elevar receita do setor

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O Ministério do Turismo (MTUR) aprovou nesta terça-feira (20) o Plano Internacional de Marketing Turístico, que estabelece metas e diretrizes para impulsionar o turismo internacional no Brasil até 2027. O principal objetivo é reforçar a imagem positiva do país como destino turístico global, e aumentar tanto o número de visitantes quanto a receita gerada pelo setor.

O plano abrange uma série de metas a serem cumpridas. Entre elas, aumentar de 70% para 90% a média de avaliação da percepção positiva do Brasil como destino turístico por entrevistados no exterior, e manter acima de 90% a média de recomendação do país por turistas internacionais. 

A execução do plano será custeada pelos recursos consignados no orçamento do Programa Embratur.

Turismo em alta

O Brasil encerrou o ano de 2024 com 6,7 milhões de turistas estrangeiros, segundo o MTUR — um aumento de 14,6% em relação a 2023. Os principais estados de entrada foram:

  • São Paulo – 2,2 milhões de turistas

  • Rio de Janeiro – 1,5 milhão

  • Paraná – 912 mil

  • Rio Grande do Sul – 883 mil

Em termos de receitas, os turistas internacionais gastaram US$ 7,3 bilhões no país, o maior valor desde 1995. Para efeito de comparação, esse montante superou as exportações brasileiras de algodão, que renderam US$ 5,2 bilhões no mesmo período.

A intenção do plano é alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais por ano até 2027. Outra meta prevista no plano é aumentar de para US$ 8,1 bilhões, por ano, a receita gerada pelos turistas internacionais no Brasil.

Autores

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

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  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

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