O Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), representará o presidente Lula (PT) na missa que celebra o início do pontificado do Papa Leão XIV, no próximo domingo (18), no Vaticano.
A previsão de embarque do vice-presidente é para esta sexta-feira (16), para Roma, capital da Itália. No mês passado, Lula participou do velório do papa Francisco. Geraldo Alckmin é católico, porém, no funeral ele não estava entre os convidados da comitiva de Lula, e ficou no Brasil.
Líderes mundiais
A missa de posse pode reunir diversos líderes mundiais na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde a segurança será novamente reforçada pelas autoridades de Roma.
O papa Leão XIV tem se destacado por um discurso centrado na paz, com ênfase na mediação de conflitos e no estímulo ao diálogo entre as nações como alternativa às guerras.
Nos primeiros dias de seu pontificado, o novo pontífice reforçou pedidos para que líderes globais adotem posturas mais diplomáticas e humanitárias diante das tensões geopolíticas. Sua posse oficial é vista como um momento simbólico de renovação do papel da Igreja Católica no cenário internacional.