21.5 C
Brasília

Geraldo Alckmin participará da missa de posse do papa Leão XIV

Vice-presidente embarca nesta sexta-feira (16) e será o representante oficial do Brasil na cerimônia

Data:

O Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), representará o presidente Lula (PT) na missa que celebra o início do pontificado do Papa Leão XIV, no próximo domingo (18), no Vaticano.

A previsão de embarque do vice-presidente é para esta sexta-feira (16), para Roma, capital da Itália. No mês passado, Lula participou do velório do papa Francisco. Geraldo Alckmin é católico, porém, no funeral ele não estava entre os convidados da comitiva de Lula, e ficou no Brasil.

Líderes mundiais

A missa de posse pode reunir diversos líderes mundiais na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde a segurança será novamente reforçada pelas autoridades de Roma.

O papa Leão XIV tem se destacado por um discurso centrado na paz, com ênfase na mediação de conflitos e no estímulo ao diálogo entre as nações como alternativa às guerras.

Nos primeiros dias de seu pontificado, o novo pontífice reforçou pedidos para que líderes globais adotem posturas mais diplomáticas e humanitárias diante das tensões geopolíticas. Sua posse oficial é vista como um momento simbólico de renovação do papel da Igreja Católica no cenário internacional.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol

Lula: queremos negociar fim do tarifaço e de sanções contra ministros

Presidente apresentou demandas em reunião na Malásia