22.5 C
Brasília

Fazenda projeta desaceleração da economia chinesa no próximo biênio

A pasta emitiu, nesta quinta-feira (13), um cenário macroeconômico com retrospectiva de 2024 e expectativas para 2025

Data:

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda (MF) apresentou as projeções do cenário externo em 2025. Os indicadores apontam para uma desaceleração mais acentuada da economia chinesa, com expectativa de redução do PIB do país de 4,5% em 2025, para 4,2% em 2026. 

Segundo a pasta, as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos (EUA) podem afetar de forma mais marcante as exportações chinesas e, consequentemente, reduzir a demanda de commodities do país. Para minimizar os impactos e evitar desaceleração, a China pode adotar medidas fiscais que geram mais efeito e estimulem a demanda interna, como as medidas de flexibilização monetária já implementadas em 2024. 

Em 2024, por exemplo, o crescimento das exportações de bens materiais e o estímulo da absorção interna — ou seja, da soma do consumo, dos investimentos e gastos do governo — proporcionaram um crescimento de 5% para a China. 

Os chineses são os principais parceiros comerciais do Brasil, seguido dos Estados Unidos. Segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa (SCRI), no primeiro semestre de 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 28,44 bilhões em produtos agrícolas para a China. As principais commodities enviadas para o país são soja, milho, açúcar, celulose, algodão, carne bovina, de frango e suína.  

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita