31.5 C
Brasília

Fazenda assina acordo com Banco Popular da China visando maior participação no FMI e Banco Mundial

Memorando prevê fortalecimento no FMI, crédito para transição ecológica e lançamento do ETF Connect Brasil-China

Data:

O Ministério da Fazenda assinou um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Estratégica Financeira com Banco Popular da China (PBC). Publicado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial da União (DOU), o acordo visa fortalecer o relacionamento econômico bilateral sino-brasileiro por meio de cooperação no mercado financeiro.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Peso internacional

Pelo texto, os dois lados do acordo trabalharão para promover o aumento da cota de participação dos países em desenvolvimento, como China e Brasil, no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial. A ideia é reforçar o papel desses dois países na governança financeira global e fortalecer a agenda de “financiamento para o desenvolvimento”.

Ou seja, Brasil e China vão atuar juntos para aumentar a representatividade de economias emergentes nesses organismos, defendendo uma governança financeira internacional mais equilibrada.

O acordo também mira na participação do banco chinês no Plano de Transformação Ecológica brasileiro, por meio do fornecimento de crédito.

Mercado de capitais

Segundo o memorando, Brasil e China farão intercâmbio técnico e buscarão aumentar os investimentos em títulos soberanos. Com o acordo, os dois países vão estudar a viabilidade de iniciativas conjuntas nos mercados de ações e títulos. Será lançado o ETF Connect (Fundo de Índice Conecta) Brasil-China, visando a integração dos mercados financeiros.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...

Pré-sal Petróleo prorroga prazo para leilão dos campos de Mero, Tupi e Atapu

Interessados têm até quarta-feira (10) para enviar manifestações