A Embraer anunciou nesta segunda-feira (14) a venda de 45 jatos modelo E195-E2 para a Scandinavian Airlines (SAS). O contrato é avaliado em R$ 21,8 bilhões, e representa uma das maiores negociações da história da fabricante brasileira.
Nas redes sociais, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin fala sobre obstáculos e oportunidades geradas pela Embraer:
“É a maior encomenda a um único fabricante desde 1996. Mesmo diante dos desafios para o comércio internacional, a Embraer segue abrindo mercados, gerando emprego e renda”.

Renovação da frota
A companhia aérea Scandinavian Airlines (SAS) tem como estratégia a renovação de frota, e busca por modelos mais eficientes, além da redução de emissões. O modelo E195-E2 é certificada para operar com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF), e pode voar com blends de até 50% deste mesmo tipo de combustível.
Com remessas adicionais ao longo de quatro anos, as primeiras entregas estão previstas para o fim de 2027.
“Estamos confiantes de que essas aeronaves vão desempenhar um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais”, afirmou o CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer.
Histórico
A Scandinavian Airlines foi fundada em 1946 como resultado da fusão das companhias aéreas nacionais da Dinamarca, Noruega e Suécia. Desde então, tornou-se a principal companhia aérea da Escandinávia, operando voos domésticos, regionais e internacionais a partir de seus principais hubs em Estocolmo, Copenhague e Oslo.