A empresa brasileira Embraer acertou a venda de 20 jatos para o Japão, com possibilidade de aquisição de mais cinco aeronaves. O valor estimado da negociação é de R$ 10 bilhões. O anúncio foi feito durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Japão, nesta quarta-feira (26), em Tóquio.
O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a decisão reforça a qualidade dos aviões da empresa e abre portas para novas oportunidades no mercado internacional. “Essa escolha pelos aviões da Embraer endossa nosso produto e será importante para ampliarmos nossa presença em outras companhias aéreas pelo mundo”, disse.
Durante seu discurso aos empresários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou ao sugerir que as vendas poderiam ser ainda maiores. “A Embraer tornou-se a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e tem um mercado importante aqui no Japão. Posso dizer ao primeiro-ministro Ishiba que os aviões da Embraer são de excelente qualidade. Quem compra 20 pode comprar mais alguns, e quem sabe todas as empresas japonesas possam voar com aeronaves da Embraer”, destacou.
Combustível sustentável
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), falou que a negociação também envolve esforços para que o setor de aviação japonês adote o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) em suas operações.
O SAF é uma alternativa ao querosene de aviação de origem fóssil, produzido a partir de matérias-primas e processos sustentáveis. Pode ser obtido a partir de resíduos agrícolas, óleo de cozinha usado, gorduras, cana-de-açúcar, milho, entre outros, e pode ser utilizado puro ou misturado ao combustível convencional, conforme especificações técnicas de segurança. O Brasil, que possui ampla expertise no setor, busca se consolidar como um dos principais exportadores desse tipo de combustível.
“Avançamos também em um convênio de cooperação para o SAF, que é o combustível do futuro, o combustível verde. As companhias aéreas japonesas demonstram total interesse em operar com esse combustível, e o Brasil tende a se tornar, no futuro, um grande fornecedor”, afirmou o ministro.
O que é a Embraer?
Criada em 1969 com apoio do Governo Federal, a Embraer hoje é uma gigante do setor aeroespacial. Atualmente, é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, e líder absoluta no segmento de aeronaves com até 130 assentos. A empresa já entregou mais de oito mil aeronaves, conta com cerca de 18 mil empregados e mantém unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços nas Américas, África, Ásia e Europa, atendendo à demanda global.

