O presidente Lula (PT) publicou, nesta sexta-feira (11), um artigo em diversos jornais do exterior, criticando os anúncios de tarifas unilaterais sobre o comércio internacional. Segundo o presidente, esses tarifaços “desorganizam cadeias de valor e lançam a economia mundial em uma espiral de preços altos e estagnação”.
Multilateralismo
Outro ponto defendido pelo presidente foi a importância do multilateralismo no comércio mundial. Ele afirma que a lei do mais forte, atualmente, ameaça essa relação e ignora os benefícios que o multilateralismo proporciona às nações. “Ações unilaterais e excludentes são agravadas pelo vácuo de liderança coletiva”, escreveu. A solução, segundo ele, seria reorganizar as instituições – como ONU e OMC – sob bases mais justas e inclusivas.
Por fim, o presidente reforçou a urgência de insistir na diplomacia e no multilateralismo para atender as populações.
O texto foi publicado nos jornais Le Monde (França), El País (Espanha), The Guardian (Reino Unido) , Der Spiegel (Alemanha), Corriere della Sera (Itália), Yomiuri Shimbun (Japão), China Daily (China), Clarín (Argentina) e La Jornada (México).
Tarifaço de Trump
O texto não menciona o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, mas vem justamente após o anúncio das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os norte-americanos.
Ontem (10), o presidente Lula criticou a ação e apontou que o Brasil agirá com reciprocidade, caso os meios diplomáticos e a OMC não surtem efeitos. As novas tarifas, de acordo com a carta do presidente norte-americano Donald Trump, entram em vigor no dia 1° de agosto.

