28.5 C
Brasília

Crise dos chips: Alckmin aciona diplomacia brasileira e pede à China que oferta seja mantida

Crise geopolítica entre China e Holanda ameaça produção de carros no Brasil

Data:

O governo brasileiro acionou o corpo diplomático para tentar garantir que a indústria automotiva brasileira não seja afetada pelo embate geopolítico entre o governo holandês e a China. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil pedirá ao país asiático que as empresas de autopeças sistemistas que atendem a montadoras no Brasil possam comprar chips chineses, mesmo que tenham capital europeu.

Em troca, o governo brasileiro deve estabelecer um sistema de rastreabilidade dos chips para garantir ao governo chinês que esses componentes serão direcionados ao mercado interno e não à exportação.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

O interesse do Brasil nesse tema resulta da dependência do mercado brasileiro em chips chineses, essenciais para o sistema de carros flex.

“O mais importante é garantir a oferta para os sistemistas revenderem para as montadoras, independente da origem da propriedade do capital dessas empresas”, disse o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, após reunião com montadoras e autopeças.

Entenda o conflito

A crise acontece após a China impor restrições à exportação de componentes eletrônicos, depois do governo holandês assumir o controle de uma empresa chinesa instalada no país europeu alegando preocupações com segurança e propriedade intelectual. O governo brasileiro agora luta para conseguir prioridade no direcionamento dos chips que ainda são produzidos pelos asiáticos, mas a necessidade de intermediação de sistemistas européias pode dificultar o processo.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Relator do IR apresenta novo projeto focado em fintechs, bets e regularização tributária de pessoas físicas

Projeto recria pontos da MP 1.303, aumenta alíquota de CSLL para fintechs e dobra tributação sobre receita bruta de apostas

Câmara aprova projeto que cria Presiq, regime tributário especial para indústria química

PL 892/25 estima impacto econômico de R$ 112 bilhões e geração de até 1,7 milhão de empregos até 2029

Análise: Lula aposta em programas e ações com apelo eleitoral

O presidente Lula (PT) aposta em três ações estratégicas...

Justiça Federal determina suspensão de títulos em áreas de fronteira

MPF combate irregularidades no processo de regularização fundiária no limite com a Venezuela