28.5 C
Brasília

China responde a Trump e impõe tarifas de 34% sobre importações dos EUA

País asiático também amplia restrições e mira setores estratégicos

Data:

O governo chinês anunciou, nesta sexta-feira (4), que vai impor tarifas de 34% sobre importações norte-americanas. A medida começa a valer a partir de 10 de abril, e rebate as novas taxas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (2).

O governo americano impôs tarifas de 34% sobre as importações chinesas ao país. No entanto, esse valor se soma a outras duas parcelas de 10% de taxas adicionais anunciadas por Trump desde janeiro deste ano, período de início do mandato. Assim, os produtos provenientes da China acumulam, atualmente, tarifas de 54%.

Restrições

Para além das taxas de 34%, a retaliação do governo chinês também conta com a inclusão de 11 empresas americanas na categoria chinesa de “lista de entidades não confiáveis”. Além disso, 16 empresas americanas receberam controles de exportação para proibir a exportação de produtos chineses de dupla utilização, ou seja, itens que podem ser usados para fins civis ou militares, como drones.

Por fim, a China também impôs mais restrições às exportações de determinados minerais de terras raras como samário, gadolínio, térbio, disprósio, lutécio, escândio e ítrio. Esses materiais são fundamentais para a produção de chips de celulares, computadores, cartões eletrônicos e outros componentes de alta tecnologia, tornando a decisão um golpe estratégico contra a indústria americana.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025