Dois aviões cargueiros militares dos Estados Unidos estão em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para participar do Exercício Conjunto Tápio (EXOP Tápio). As atividades começam nesta quinta-feira (31) e continuam até 16 de agosto, todas concentradas na Base Aérea de Campo Grande.
As aeronaves do modelo Boeing C-17 Globemaster III pertencem à Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque (NY ANG). Eles transportam helicópteros e equipamentos para o treinamento.
Simulações
Além da Força Aérea Brasileira (FAB), a operação envolve as tropas do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. O exercício busca integrar militares do Brasil e de países convidados em simulações de guerra, operações em conflitos irregulares, evacuação aeromédica e reconhecimento tático.
A participação da NY ANG geralmente inclui aeronaves como o Lockheed Martin HC-130J Combat King II, uma versão adaptada do Hércules para missões de resgate. Além disso, emprega o helicóptero Sikorsky HH-60W Jolly Green II, variante do Black Hawk desenvolvida para operações de busca e salvamento em zonas de combate. Já os jatos C-17 transportam os helicópteros e os equipamentos de apoio ao Brasil.
O EXOP Tápio 2025 envolve uma extensa gama de operações: apoio aéreo aproximado, infiltração e exfiltração aérea, lançamento de paraquedistas, evacuações médicas aeromédicas, resgate em área de combate, além de reconhecimento tático e logístico. O objetivo é fomentar a interoperabilidade entre as forças, preparar os militares para cenários de conflitos irregulares e fortalecer a capacidade integrada de combate a ameaças, missões humanitárias e resposta rápida a emergências.