23.5 C
Brasília

Apagão na Península Ibérica: Justiça espanhola apura sabotagem

Tribunal cogita terrorismo como causa de colapso que afetou milhões na Espanha e em Portugal

Data:

O Tribunal Superior da Espanha anunciou nesta terça-feira (29) que investigará o apagão em larga escala que atingiu o país e Portugal na segunda-feira (28) como um possível ato de sabotagem ou terrorismo. A medida foi tomada após o juiz Jorge Calama afirmar que, caso a suspeita se confirme, o caso será tratado como crime de terrorismo.

O episódio causou interrupções nos transportes, hospitais e redes de comunicação, afetando milhões de pessoas por toda a Península Ibérica. O governo espanhol mobilizou 30 mil policiais em uma declaração de emergência nacional, e anunciou uma apuração detalhada das causas do colapso elétrico. O premiê espanhol, Pedro Sánchez, admitiu que nenhuma hipótese está descartada, incluindo ataque cibernético, e afirmou que a investigação pode levar tempo.

Sistema elétrico entrou em colapso em segundos

A Red Eléctrica de España (REE, operadora no país) informou que a energia foi restaurada em 99,16% do território espanhol na manhã desta terça. Em Portugal, a Redes Energéticas Nacionais (REN) também declarou que a rede está estabilizada, com todas as subestações reativadas antes da meia-noite.

Segundo Sánchez, a Espanha perdeu 15 gigawatts de eletricidade em cinco segundos, o equivalente a 60% da demanda nacional. “Isso é algo que nunca aconteceu antes”, disse. O governo português, por sua vez, alegou que não há indícios de ciberataque, mas reconheceu que a falha pode ter se originado na Espanha.

A REE afirmou que a falha começou na interconexão com a França, gerando um efeito dominó que superou os limites técnicos dos sistemas europeus. Partes da França também sofreram interrupções breves, e a Réseau de Transport d’Électricité (RTE), operadora francesa, teve que fornecer energia de emergência ao norte da Espanha.

Hospitais, metrôs e voos afetados

O apagão na região já é considerado histórico, pois afetou em pouco tempo diversos serviços, com hospitais operando com geradores e voos cancelados em ambos os países. Há relatos de que 80% da Espanha e 90% de Portugal ficaram sem internet.

O metrô de Lisboa e Porto foi interrompido, e o tráfego ferroviário ficou suspenso. Em Madri, o prefeito recomendou que moradores ficassem em casa e alertou sobre a lentidão na recuperação total da iluminação pública.

Na noite de segunda-feira, cerca de 35 mil passageiros foram resgatados de trens parados, enquanto outros 11 trens continuavam isolados em regiões remotas. Imagens de supermercados mostravam filas longas e prateleiras vazias, com cidadãos correndo para estocar alimentos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita