21.5 C
Brasília

Rosana Valle apresenta projeto para que companhias aéreas rastreiem bagagens com chips

Projeto obriga uso de chips ou lacres identificadores em malas despachadas

Data:

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) conversou com a Arko Advice sobre um projeto de lei, de sua autoria, que tramita na Câmara dos Deputados e tem como objetivo aumentar a segurança das bagagens despachadas por empresas aéreas. De acordo com a parlamentar, a ideia é usar chips para rastrear esses pertences.

“Sabemos que o tema é fundamental para quem utiliza o transporte aéreo. Queremos que as empresas sejam responsabilizadas passem a rastrear as bagagens despachadas, para que saibam se houve qualquer tipo de violação ou alteração. Assim, as companhias aéreas serão obrigadas a disponibilizar aos passageiros lacres identificadores ou chips rastreáveis que deverão ser fixados nas bagagens despachadas”, explicou.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

O projeto está apensado e, neste momento, tramita na Comissão de Trabalho. A deputada também comentou sobre a proximidade com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e as expectativas para 2026.

Veja a entrevista na íntegra:

Tramita na Câmara um PL, de autoria da senhora, que pretende aumentar a segurança das bagagens despachadas por empresas aéreas. Qual a espinha dorsal desse projeto?

O projeto visa à segurança dos passageiros. Sabemos que o tema é fundamental para quem utiliza o transporte aéreo. Queremos que as empresas sejam responsabilizadas e passem a rastrear as bagagens despachadas, para que saibam se houve qualquer tipo de violação ou alteração. Assim, as companhias aéreas serão obrigadas a disponibilizar aos passageiros lacres identificadores ou chips rastreáveis que deverão ser fixados nas bagagens despachadas. O projeto está apensado e, neste momento, tramita na Comissão de Trabalho. Essa segurança no rastreio também pode coibir o transporte de drogas e o tráfico.

A senhora preside o PL Mulher em São Paulo e é muito próxima da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Atualmente, cogita-se o nome dela para o Senado Federal ou para a vice-Presidência da República em 2026. A ex-primeira-dama revela algum desejo nesse sentido?

Acredito que ela vem realizando um trabalho excepcional no incentivo e na valorização das mulheres na política, algo que está acontecendo desde que assumiu a presidência do PL Mulher. Creio que ela se sairia bem em qualquer cargo que escolher, pois é uma mulher determinada, que trabalha muito. Atualmente, está viajando por diversos estados. E o partido tem a expectativa de aumentar a participação feminina nas próximas eleições. Hoje, quando se fala em mulher na política, lembra-se do PL e, principalmente, de Michelle Bolsonaro. Ela é a mulher com maior evidência no país nesse campo. Portanto, acredito que terá grandes chances de vitória na disputa para qualquer cargo a que deseje concorrer. Sua presença nos estados evidencia o quanto é querida pela população.

Como estão as tratativas sobre a anistia aqui na Câmara dos Deputados?

O PL não desistiu de tentar fazer com que o projeto seja pautado. Este é o momento de se posicionar. Já conquistamos grandes vitórias, como na questão do IOF [Imposto sobre Operações Financeiras], e isso se deve à pressão exercida pelos partidos de direita. A obstrução é uma opção legítima. Todos sabem que a anistia é uma das pautas prioritárias para a direita em geral. Já há um entendimento em andamento para que o projeto seja pautado. Estamos percebendo avanços na CPMI do INSS, e este é o momento certo para continuarmos pressionando.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025