O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) contou em conversa com o Política Brasileira que não descarta entrar em alguma chapa nas eleições de 2026. O parlamentar afirmou: “As eleições de 2026 ainda estão em um horizonte distante e muitas definições precisam ocorrer até lá. Na minha vida, sempre fui um soldado e nunca fugi das missões. Por ora, meu foco está restrito às ações do meu mandato, mas não excluo possibilidades. A direita tem nomes muito bons. Precisamos nos unir em torno deles para não deixarmos chances para a esquerda”, alertou.
O Política Brasileira também questionou o parlamentar sobre outros temas. Veja:
A anistia e a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro à Presidência são temas com possibilidade de avançar no Congresso Nacional?
A anistia é um dos temas mais relevantes para o Brasil atualmente, mas sua aprovação não é simples. O ex-presidente Bolsonaro [PL] é, sem dúvida, a maior liderança nacional do campo conservador e não deveria permanecer injustamente inelegível. Assim, não há dúvida de que essa pauta precisa avançar. Só assim pacificaremos o país.
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou o Projeto de Lei nº 320/25, que autoriza a securitização das dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos. Qual a espinha dorsal desse projeto e qual a sua importância?
Conseguimos aprovar, na Comissão de Agricultura do Senado, meu relatório favorável ao PL nº 320/25, de autoria do senador Luis Carlos Heinze [PP-RS]. O projeto garante a securitização das dívidas dos produtores rurais, minimizando as perdas ocasionadas por tragédias climáticas, como a que ocorreu no Rio Grande do Sul. Condições especiais de pagamento, como a amortização das dívidas em até 20 anos, e a renegociação de valores são medidas importantes que contam com meu irrestrito apoio. A matéria segue, agora, para a decisão final na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Como estão as negociações para a formação de uma federação entre o MDB e o Republicanos?
A federação entre o Republicanos e o MDB é uma possibilidade que será avaliada pelos dirigentes das siglas, levando em consideração as vantagens que possam advir da iniciativa, especialmente diante dos cenários políticos para 2026.

