25.5 C
Brasília

Alberto Fraga afirma que PL quer pelo menos quatro comissões na Câmara e anistia

Deputado afirma que legenda prioriza Segurança Pública e cobra avanços no novo Código de Processo Penal

Data:

Em entrevista concedida à Arko, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) afirmou que o Partido Liberal (PL) tem como meta comandar ao menos quatro comissões permanentes na Câmara dos Deputados em 2025. Entre as prioridades do partido está a manutenção da Comissão de Segurança Pública, anteriormente presidida pelo próprio Fraga, mas ainda sem definição sobre o novo indicado.

“O Partido Liberal (PL) tem o direito de priorizar suas escolhas. A Comissão de Segurança Pública é uma das que o partido pretende manter sob a sua presidência”, destacou Fraga.

Sob sua liderança em 2024, Fraga diz que a comissão apreciou 162 projetos de lei, incluindo 18 projetos prioritários durante a Semana da Segurança Pública. Para 2025, o parlamentar aponta como pauta central a atualização do Código de Processo Penal, que, segundo ele, é essencial para fortalecer a segurança no Brasil.

Disputa por comissões estratégicas

Além da Comissão de Segurança Pública, o PL também busca o controle de outras comissões consideradas estratégicas, de acordo com o deputado:

  • Saúde
  • Relações Exteriores e Defesa Nacional
  • Agricultura
  • Comissão Mista de Orçamento

Anistia e impeachment

Outro ponto  abordado por Fraga diz respeito à anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O deputado revelou que o presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) está disposto a, pelo menos, discutir o tema, o que considera um avanço em relação à gestão anterior.

“Se for votada, não tenho dúvida de que a anistia será aprovada, sendo tão necessária para a justiça em relação a inocentes e a vítimas da arbitrariedade judicial”, defendeu Fraga.

No que diz respeito ao impeachment, o parlamentar ponderou que a decisão vai além do Congresso Nacional, sendo influenciada por fatores econômicos e pela mobilização popular.

“Se a economia continuar como está, com inflação e juros altos, há espaço para se avançar, mas isso é algo que ainda precisa ser aguardado”, concluiu.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita