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Vendas no comércio caem 0,3% e recuam pelo quarto mês seguido

Setor acumula queda de 1,1% no último período, mas cresce 1% sobre 2024

Data:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (11) os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). De acordo com o levantamento, as vendas no comércio varejista caíram 0,3% na passagem de junho para julho.

Com esse resultado, o setor registra a quarta queda consecutiva e, ao longo desse período, acumula uma perda de 1,1%. Na comparação com julho de 2024, as vendas do comércio varejista aumentaram 1%. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor registra uma alta de 2,5%.

Quatro atividades apresentaram desempenho negativo

O IBGE apurou o desempenho de oito atividades do comércio varejista entre junho e julho. Metade delas registrou queda, enquanto a outra metade apresentou crescimento no volume de vendas.

Entre os segmentos com desempenho negativo, destacam-se:

  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: -3,1%;
  • Tecidos, vestuário e calçados: -2,9%;
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: -0,6%;
  • E hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -0,3%.

Por outro lado, os setores que avançaram foram:

  • Móveis e eletrodomésticos: 1,5%;
  • Livros, jornais, revistas e papelaria: 1%;
  • Combustíveis e lubrificantes: 0,7%;
  • E artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 0,6%.

Atividades de atacado

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo tradicional, algumas atividades do atacado, as vendas aumentaram 1,3% em julho em relação a junho.

Entre as atividades incluídas nesse segmento, estão:

  • Veículos, motos, partes e peças
  • Material de construção
  • Produtos alimentícios, bebidas e fumo (no atacado)

Por outro lado, na comparação com julho de 2024, o varejo ampliado registrou uma queda de 2,5%. Apesar disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor acumula alta de 1,1%, sinalizando uma recuperação moderada ao longo do ano.

Pesquisa mensal de comércio

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), criada em 1995, acompanha o desempenho do comércio varejista no Brasil. A pesquisa analisa a receita bruta de revenda de empresas com 20 ou mais empregados, cuja atividade principal é o varejo.

Todos os meses, a PMC divulga a variação do volume de vendas e da receita nominal, tanto para o varejo tradicional quanto para o varejo ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção, com dados para o Brasil e as Unidades da Federação.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

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