O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (11) os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). De acordo com o levantamento, as vendas no comércio varejista caíram 0,3% na passagem de junho para julho.
Com esse resultado, o setor registra a quarta queda consecutiva e, ao longo desse período, acumula uma perda de 1,1%. Na comparação com julho de 2024, as vendas do comércio varejista aumentaram 1%. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor registra uma alta de 2,5%.
Quatro atividades apresentaram desempenho negativo
O IBGE apurou o desempenho de oito atividades do comércio varejista entre junho e julho. Metade delas registrou queda, enquanto a outra metade apresentou crescimento no volume de vendas.
Entre os segmentos com desempenho negativo, destacam-se:
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: -3,1%;
- Tecidos, vestuário e calçados: -2,9%;
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: -0,6%;
- E hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -0,3%.
Por outro lado, os setores que avançaram foram:
- Móveis e eletrodomésticos: 1,5%;
- Livros, jornais, revistas e papelaria: 1%;
- Combustíveis e lubrificantes: 0,7%;
- E artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 0,6%.
Atividades de atacado
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo tradicional, algumas atividades do atacado, as vendas aumentaram 1,3% em julho em relação a junho.
Entre as atividades incluídas nesse segmento, estão:
- Veículos, motos, partes e peças
- Material de construção
- Produtos alimentícios, bebidas e fumo (no atacado)
Por outro lado, na comparação com julho de 2024, o varejo ampliado registrou uma queda de 2,5%. Apesar disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor acumula alta de 1,1%, sinalizando uma recuperação moderada ao longo do ano.
Pesquisa mensal de comércio
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), criada em 1995, acompanha o desempenho do comércio varejista no Brasil. A pesquisa analisa a receita bruta de revenda de empresas com 20 ou mais empregados, cuja atividade principal é o varejo.
Todos os meses, a PMC divulga a variação do volume de vendas e da receita nominal, tanto para o varejo tradicional quanto para o varejo ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção, com dados para o Brasil e as Unidades da Federação.

