18.5 C
Brasília

Setor do aço alega que diagnóstico dos EUA está equivocado, diz Haddad

O ministro da Fazenda se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com representantes da indústria do aço

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com representantes da indústria do aço. Após o encontro, o ministro afirmou que o setor avalia que o diagnóstico do governo dos Estados Unidos está equivocado.

Haddad disse ainda que o setor apresentou sugestões de medidas de negociação para as exportações nacionais, além de medidas de defesa nacional para importações. O ministro afirmou que o governo irá avaliar as sugestões.

Indústria defende medidas protecionistas

Em nota publicada sobre a decisão dos Estados Unidos, o Instituto Aço Brasil ressaltou que “o mercado brasileiro também vem sendo assolado pelo aumento expressivo de importações de países que praticam concorrência predatória, especialmente a China”.

A entidade explica, então, que esse foi o motivo de solicitarem ao governo a implementação de medida de defesa comercial. Atualmente, está em vigência o regime de cota-tarifa para 9 NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) de produtos de aço. “Assim, ao contrário do alegado na proclamação do governo americano de 10 de fevereiro, inexiste qualquer possibilidade de ocorrer, no Brasil, circunvenção para os Estados Unidos de produtos de aço oriundos de terceiros países”, concluem.

Na avaliação do ministro da Fazenda, os argumentos do setor são consistentes, e completou que a sobretaxação não é boa sequer para a industria americana.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025

Silveira sobre o leilão de baterias: “Será fundamental para assegurar a eficiência do nosso sistema elétrico”

Ministro articula participação de gigantes asiáticas para ampliar segurança energética e inovação tecnológica