23.5 C
Brasília

Setor do aço alega que diagnóstico dos EUA está equivocado, diz Haddad

O ministro da Fazenda se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com representantes da indústria do aço

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com representantes da indústria do aço. Após o encontro, o ministro afirmou que o setor avalia que o diagnóstico do governo dos Estados Unidos está equivocado.

Haddad disse ainda que o setor apresentou sugestões de medidas de negociação para as exportações nacionais, além de medidas de defesa nacional para importações. O ministro afirmou que o governo irá avaliar as sugestões.

Indústria defende medidas protecionistas

Em nota publicada sobre a decisão dos Estados Unidos, o Instituto Aço Brasil ressaltou que “o mercado brasileiro também vem sendo assolado pelo aumento expressivo de importações de países que praticam concorrência predatória, especialmente a China”.

A entidade explica, então, que esse foi o motivo de solicitarem ao governo a implementação de medida de defesa comercial. Atualmente, está em vigência o regime de cota-tarifa para 9 NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) de produtos de aço. “Assim, ao contrário do alegado na proclamação do governo americano de 10 de fevereiro, inexiste qualquer possibilidade de ocorrer, no Brasil, circunvenção para os Estados Unidos de produtos de aço oriundos de terceiros países”, concluem.

Na avaliação do ministro da Fazenda, os argumentos do setor são consistentes, e completou que a sobretaxação não é boa sequer para a industria americana.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita