O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (14) a sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), e informou que o volume de serviços no país cresceu 0,3% em junho de 2025.
Assim, o setor manteve resultado positivo pelo quinto mês consecutivo. Desde fevereiro, acumula alta de 2,0% e, com esse desempenho, renovou o ponto mais alto, registrado em outubro de 2024.
Alta nos transportes
O avanço do mês veio do setor de transportes, que cresceu 1,5%, sendo a única alta de junho. Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o setor apresentou crescimento mais intenso no transporte de cargas e no aéreo de passageiros.
“O avanço do transporte aéreo está correlacionado com o menor preço das passagens aéreas nos últimos três meses, o que aumentou a receita real das empresas aéreas”, explicou.
Já o avanço no transporte de cargas reflete um dinamismo maior da economia, impulsionado pelo escoamento de safra, insumos e bens industriais.
Volume de serviços teve expansão
No acumulado de janeiro a junho, o volume de serviços cresceu 2,5% em relação a 2024. Primeiramente, o setor de informação e comunicação liderou a alta (6,2%), impulsionada por tecnologia da informação. Em seguida, transportes e correios registraram crescimento de 1,7%, com destaque para o transporte aéreo, e os serviços profissionais e administrativos subiram 2,3%, puxados por agenciamento de publicidade e consultoria empresarial.
Além disso, o avanço se estendeu a 20 das 27 unidades da federação, com São Paulo à frente (3,9%).
Atividades turísticas recuam
A Pesquisa Mensal de Serviços também divulgou o índice de atividades turísticas (Iatur) recuou 0,9% em junho na comparação com maio, registrando o segundo resultado negativo consecutivo. No acumulado de maio e junho, a redução chegou a 1,3%. Por outro lado, em relação a junho de 2024, o índice cresceu 4,1%.
Esses resultados deixam as atividades turísticas 11,6% acima do nível pré-pandemia da Covid-19 (ou seja, fevereiro de 2020), mas ainda 1,8% abaixo do maior patamar, registrado em dezembro de 2024.
O Iatur acompanha 22 das 166 atividades de serviços investigadas pela pesquisa, incluindo hotéis, agências de viagens e transporte aéreo de passageiros. Além disso, são divulgadas informações de 17 unidades da federação, sendo elas Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Pesquisa Mensal de Serviços
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) gera indicadores para monitorar a evolução do setor de serviços no Brasil. O estudo analisa a receita bruta das empresas formalmente estabelecidas, com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal seja um serviço não financeiro, excluindo os segmentos de saúde e educação. A próxima divulgação da PMS, referente a julho de 2025, será em 12 de setembro de 2025.