24.8 C
Brasília

Senado pode votar projeto que retira prioridade da Petrobras na exploração do pré-sal

Proposta prevê igualdade de condições para empresas em leilões e flexibiliza regime de exploração

Data:

A Petrobras pode perder o direito de preferência nas licitações para exploração de petróleo no pré-sal. A mudança está prevista no Projeto de Lei 3.178/2019, que deve ser votado na próxima terça-feira (10) pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado.

A proposta foi apresentada pelo ex-senador José Serra (PSDB-SP) e estava parada desde 2022. Em dezembro, foi desarquivada e passou a ser relatada pelo presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO). O texto transfere ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a decisão sobre qual regime de exploração será adotado: concessão ou partilha.

Caso seja aprovada na Comissão de Infraestrutura, a proposta seguirá para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ir ao plenário do Senado.

O que pode mudar

Pelas regras atuais, a Petrobras tem prioridade para atuar como operadora nos blocos do pré-sal, com ao menos 30% de participação nos consórcios. Essa exigência faz parte da Lei 12.351/2010, que instituiu o regime de partilha de produção.

O projeto em discussão pretende acabar com esse direito de preferência. A ideia é permitir que outras empresas, inclusive estrangeiras, participem dos leilões em condições iguais.

Essa flexibilização teve início em 2016, com a aprovação do PL 4.567, que retirou a obrigatoriedade de a Petrobras ser a única operadora do pré-sal. A nova proposta aprofunda essa mudança.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço