A partir desta sexta-feira (28), o Pix por aproximação começa a funcionar como nova modalidade de pagamento digital no Brasil. A tecnologia promete tornar ainda mais simples a vida dos consumidores, permitindo realizar transferências apenas ao aproximar o celular da maquininha, sem necessidade de leitura de QR Code ou uso da função Copia e Cola.
A novidade, que funciona por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC), será obrigatória para as instituições financeiras e estará disponível, neste primeiro momento, apenas para celulares com o sistema operacional Android.
Como funciona?
O processo é semelhante ao pagamento por aproximação já utilizado com cartões de débito e crédito. Basta o consumidor encostar o celular na maquininha e autorizar a transação pelo aplicativo do banco ou carteira digital.
Além de facilitar compras presenciais, o novo Pix também poderá ser usado em compras online. Nesse caso, o pagamento será concluído com apenas um clique dentro do próprio site da empresa vendedora.
Inicialmente, o valor máximo por transação será de 500 reais, como medida de segurança. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) apontam que, em setembro de 2023, 65% dos pagamentos presenciais no país já eram feitos por aproximação.