28.5 C
Brasília

Relatório da PEC com emenda que blinda o Pix será apresentado até sexta-feira (15)

Senador anunciará texto com proteção ao sistema de pagamentos eletrônicos

Data:

Um novo relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que define a autonomia financeira do Banco Central (PEC 65/23) deve ser apresentado até a próxima sexta-feira (15), segundo apuração da Arko Advice.

Blindagem do Pix

O texto tramita no Senado sob a relatoria de Plínio Valério (PSDB-AM), que deve acatar uma emenda que blindaria o Pix, apresentada pelo líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT-BA).
O trecho a ser inserido define que o BC tem competência exclusiva para prover, operar e regular a infraestrutura do Pix, “garantindo a gratuidade para pessoas físicas; o acesso não discriminatório; a eficiência operacional; a segurança e o combate a fraudes”, proibindo ainda a concessão ou transferência a outro ente, público ou privado.

Tramitação lenta

Há um ano o texto patina para ser deliberado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No segundo semestre do ano passado, a discussão foi segurada pelo governo por conta da mudança da presidência do Banco Central e possíveis alterações que poderiam ser feitas no texto. Neste ano, já sob a presidência de Gabriel Galípolo, o relator dialogou com o BC e se mostrou aberto a eventuais ajustes que fossem facilitar a aprovação da matéria. A expectativa era que as mudanças fossem enviadas até o recesso, o que não aconteceu.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025