19.5 C
Brasília

Receita Federal informa que não cobrará IOF retroativo

Situação de contribuintes ainda será definida

Data:

A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (17) que não fará a cobrança retroativa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) referente ao período em que as novas alíquotas estavam suspensas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida beneficia principalmente instituições financeiras e responsáveis tributários que não recolheram o imposto até 16 de julho, data em que Moraes decidiu restabelecer quase todo o decreto do governo. O órgão esclareceu que ainda avalia o caso dos contribuintes, prometendo uma definição que evite surpresas e insegurança jurídica.

Decisão sobre IOF

Na quarta-feira (16), Moraes determinou que a maior parte do decreto presidencial que elevou as alíquotas do IOF voltasse a vigorar, com exceção da cobrança sobre operações do tipo “risco sacado”, que envolve antecipação de recebíveis. Para o ministro, essa operação não caracteriza operação de crédito e, portanto, não pode ser tributada como tal.

O restante do decreto, incluindo aumentos para operações de câmbio, empréstimos empresariais, compras internacionais com cartão e aplicações para alta renda em previdência privada, foi considerado constitucional e permanece em vigor.

Segundo o Ministério da Fazenda, a exclusão do risco sacado deve provocar perda de receita estimada em R$ 450 milhões em 2025 e R$ 3,5 bilhões em 2026, mas o restante da arrecadação extra esperada com o aumento do IOF está mantido.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita