Em julho, os portos brasileiros registraram o maior volume mensal de cargas da história, transportando 124,7 milhões de toneladas. Desse total, 73% corresponderam à navegação de longa distância, que inclui exportação e importação, e 20% referiram-se à cabotagem, ou seja, ao transporte entre portos brasileiros.
Além disso, nos primeiros sete meses do ano, os portos movimentaram 780,4 milhões de toneladas de cargas, um volume 1,76% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o governo federal vem atuando para ampliar as concessões e fortalecer a infraestrutura nacional. Além disso, ele destacou que o foco principal é garantir segurança jurídica e atrair novos investimentos.
“Essa política, liderada pelo presidente Lula, vem aumentando a capacidade dos portos e fortalecendo as exportações do Brasil”.
Principal carga transportada
A principal carga transportada foi de granéis sólidos, como minerais e vegetais, totalizando mais de 76,6 milhões de toneladas. Além disso, todos os tipos de carga registraram aumento em julho, em comparação com o mesmo mês de 2024.
O ministério informou que os granéis líquidos, especialmente combustíveis, cresceram 6%. Da mesma forma, a movimentação de granéis sólidos aumentou quase 4%. Além disso, a carga em contêineres teve um crescimento de 3% no período.
“O volume de carga geral foi 0,9% superior ao registrado em julho do ano passado”, informou o ministério.

