A movimentação nos portos brasileiros atingiu novo recorde em abril de 2025, com 107,6 milhões de toneladas de cargas transportadas, um crescimento de 1,12% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse resultado marca o segundo mês consecutivo de recorde na série histórica do setor, segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No acumulado de janeiro a abril, a movimentação portuária alcançou 412 milhões de toneladas, consolidando o melhor desempenho já registrado para o período. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o resultado reflete o fortalecimento da infraestrutura portuária e a boa performance do agronegócio, da indústria e do comércio exterior brasileiro.
“Este foi o melhor abril da série histórica, e pelo 2º mês consecutivo estamos batendo recorde de movimentação de cargas nos portos brasileiros. O que reforça o trabalho do Governo Federal e do Ministério de fortalecimento da infraestrutura portuária, alinhado à boa performance da produção e do comércio exterior brasileiro”, destacou, em nota.
Detalhamento por tipo de navegação e instalações
-
Navegação de longo curso (exportação e importação): 76,6 milhões de toneladas em abril, alta de 1,71% sobre 2024.
-
Cabotagem (entre portos nacionais): 23,3 milhões de toneladas.
-
Navegação interior (rios e hidrovias): 7,6 milhões de toneladas.
Nos terminais privados (TUPs), o crescimento em abril foi de 4%, com movimentação de 69,8 milhões de toneladas. Já nos portos públicos, o volume ficou em 37,8 milhões de toneladas no mês.
Destaques por tipo de carga
-
Granéis sólidos: 65,1 milhões de toneladas (+2,27%)
-
Granéis líquidos: 25,7 milhões de toneladas (+1,94%)
-
Carga geral: 5,2 milhões de toneladas (+6,8%)
Apesar do desempenho positivo geral, a movimentação de contêineres apresentou queda de 8,54% em abril, totalizando 11,5 milhões de toneladas.

