26.6 C
Brasília

PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025, diz IBGE

O resultado foi principalmente impulsionado pelo setor agropecuário, com alta de 12,2%

Data:

Segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (30), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025, frente ao quarto trimestre de 2024. O resultado foi principalmente impulsionado pelo setor agropecuário, com alta de 12,2%. Outras áreas também registraram crescimento, como a de serviços, de 0,3%. O setor industrial, por outro lado, não mostrou variação significativa.

Assim, o valor total do PIB brasileiro de janeiro a março deste ano foi de R$ 3 trilhões. Comparado aos últimos quatro trimestres, a economia brasileira cresceu 3,5%. Em relação ao acumulado no ano, ou seja, desde o primeiro trimestre de 2024, o total aumentou em cerca de 2,9%, com crescimento de 10,2% na agropecuária, de 2,4% na indústria e de 2,1% nos serviços.

PIB cresce 1,4% ante o quarto trimestre de 2024

A agropecuária cresceu 10,2% em relação a igual período de 2024, principalmente, pelo bom desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre e pela produtividade. O crescimento foi puxado, principalmente, pela soja (13,3%), milho (11,8%), arroz (12,2%) e fumo (25,2%).

Com relação a atividade industrial, a área de indústria de transformação caiu 1,% e construção 0,8%. O crescimento foi impulsionado pela área de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, com alta de 1,5%, e pelo setor de indústrias extrativas, com crescimento de 2,1%.

Nas atividades de serviços, cresceu informação e comunicação em 3,%, outras atividades de serviços em 0,8%, atividades imobiliárias também em 0,8%. Já administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social cresceram em 0,6% e comércio em 0,3%.  Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados se estabilizaram em 0,1% e transporte, armazenagem e correio registraram queda de 0,6%.

PIB cresce 2,9% frente ao 1º trimestre de 2024

Na mesma comparação, a indústria cresceu 2,4% e a construção 3,4%. Indústria de transformação registrou alta de 2,8%, impulsionada por máquinas e equipamentos, metalurgia, produtos químicos e farmacêuticos. O consumo residencial impulsionou a alta de 1,6% na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos.

O valor adicionado dos serviços cresceu 2,1% comparado ao mesmo período de 2024, com todas as atividades apresentando alta. Informação e comunicação com 6,9%, atividades imobiliárias com 2,8%, outras atividades de serviços com 2,5%, comércio com 2,1%, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados com 2,1%, transporte, armazenagem e correio com 1,1% e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social com 0,5%.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Audiência Pública no Senado debaterá mineração e beneficiamento de terras raras no Brasil

Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação promove sessão no dia 10

Em conversa com Gleisi, Hugo Motta reafirma compromisso em votar isenção do IR

No último dia 21, a Câmara aprovou por unanimidade o requerimento de urgência da matéria

Análise: 7 de setembro espelha disputa política

As comemorações em torno do 7 de Setembro espelharam...

STF retoma amanhã julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Primeira Turma avalia denúncias contra ex-presidente e sete ex-auxiliares por tentativa de golpe de Estado