19.5 C
Brasília

Nordeste propõe compras federais para mitigar efeitos de tarifas dos EUA

Governadores defendem ações coordenadas com o governo federal para proteger exportadores e sugerem uso de compras públicas e crédito subsidiado

Data:

Um grupo de governadores da região Nordeste se reuniu nesta terça-feira (5) com o presidente Lula (PT) para sugerir medidas coordenadas de resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Como proposta concreta, os gestores estaduais defenderam a utilização de compras governamentais federais para formação de estoques e minimizar os prejuízos dos setores exportadores.

A articulação foi liderada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), presidente do Consórcio Nordeste.

“Havendo a possibilidade do Governo Federal fazer compras governamentais para fazer estoque desses produtos, os estados também poderão disponibilizar orçamento para compras do governo”, afirmou.

Ele também citou a possibilidade de ampliação do crédito estadual por meio do BADESPI, voltado especialmente a micro e pequenas empresas.

Setores afetados e ações estaduais

Os governadores demonstraram preocupação com setores como frutas, pescado, açúcar, mel, cereais vegetais, sal, pneus (no caso da Bahia) e minerais. No Rio Grande do Norte, destacam-se ainda os impactos sobre a produção de sal e caramelo.

Alguns estados já tomaram medidas locais. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou a liberação de créditos de ICMS para empresas exportadoras e a ampliação dos benefícios do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi). Decreto publicado pelo estado já autoriza crédito presumido proporcional ao volume exportado aos EUA.

Consórcio Nordeste articula apoio diplomático e emergencial

Durante a 5ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado “Conselhão”, a comitiva nordestina manifestou apoio ao governo federal na busca por uma solução diplomática e defendeu ações emergenciais, caso as sobretaxas sejam mantidas.

“Esperamos que o tarifaço seja evitado com base na diplomacia. Mas, caso isso não aconteça, que possamos ter ações emergenciais para apoiar essas empresas exportadoras”, afirmou Rafael Fonteles. O governador também destacou que, embora o impacto financeiro possa ser menor em alguns produtos, o prejuízo social é elevado, devido à presença de pequenas empresas e número de famílias envolvidas na cadeia produtiva.

A comitiva foi formada pelos governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão), Raquel Lyra (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e os vice-governadores Jade Romero (Ceará) e Ronaldo Lessa (Alagoas).

Lula critica ingerência externa

Durante o evento, Lula reafirmou o compromisso com a soberania brasileira. “Proteger a nossa soberania é um objetivo que está acima de todos os partidos e de todas as tendências. O Governo não transigirá e não vacilará em seu dever de preservá-la”, disse.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Leilão da nova concessão da BR-381 (MG-SP) será no dia 11 de dezembro

Rodovia Fernão Dias terá novo contrato para modernização e ampliação de capacidade

Senado suspende exigência de licença prévia para ferrovias privadas

Projeto suspende exigência ambiental para debêntures ferroviárias

Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete

Ministro defende penas mais severas para Bolsonaro e punições diferenciadas para alguns réus

Governo de SP relança programa para renegociação de dívidas tributárias

Iniciativa oferece descontos de até 75% e parcelamento em 120 vezes para débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon inscritos em dívida ativa