17 C
Brasília

Mercadante propõe aumentar taxação de bets como alternativa ao IOF

Presidente do BNDES sugere taxação de apostas para aliviar impacto do IOF, enquanto governo busca solução para fechar as contas

Data:

Em evento de comemoração do Dia da Indústria, nesta segunda-feira (26), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, propôs o aumento dos impostos sobre os jogos de aposta (as bets) como alternativa para aumentar a arrecadação.

Mercadante reagiu às críticas sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) afirmando que é preciso apresentar outras alternativas e não apenas criticar medidas. Também explicou que o aumento do imposto, juntamente com a estabilização do dólar, para que o Banco Central (BC) faça uma redução “segura, progressiva e sustentável” da Selic.

“O ministro Haddad tem que entregar o orçamento fiscal. É a responsabilidade dele. Então, tem que dizer qual é a alternativa. Eu já faço uma sugestão pública aqui: vamos aumentar os impostos das bets, que estão corroendo as finanças populares. A gente poderia, com isso, diminuir, por exemplo, o impacto do IOF e criar alternativa”, defendeu Mercadante.

Compensação deve ser definida esta semana

Durante o evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) declarou que até o final da semana o governo definirá formas de compensar os recuos sobre o aumento das taxas do IOF.

“Temos até o final da semana para decidir como vamos compensar, se é com mais contingenciamento ou com alguma substituição”, disse. 

Autor

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025

Silveira sobre o leilão de baterias: “Será fundamental para assegurar a eficiência do nosso sistema elétrico”

Ministro articula participação de gigantes asiáticas para ampliar segurança energética e inovação tecnológica