20.5 C
Brasília

Lula sanciona garantias para usuários de sistema financeiros, mas veta parcialmente regras sobre portabilidade salarial

Norma estabelece portabilidade automática de salário, entre outros direitos, mas exclui regras que poderiam comprometer a segurança

Data:

O presidente Lula (PT) sancionou a lei que trata sobre os direitos dos usuários de sistemas financeiros e da portabilidade das contas-salário. De acordo com a justificativa enviada ao Congresso, os vetos visam dar segurança para contas usadas para receber benefícios previdenciários, além de prevenir fraudes.

Foi vetada a aplicação das regras a qualquer conta usada para pagamento de “salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares”. Também foi vetado o trecho que definia que o banco não poderia se recusar a fazer a portabilidade por ausência de informação ou por inconsistências nos dados da entidade contratante.

Já o prazo de dois dias para a portabilidade automática de salários foi barrado com a justificativa de que os “prazos rígidos” aumentariam a exposição dos consumidores ao risco de fraudes, limitariam a negociação de ofertas mais vantajosas e esvaziariam a capacidade de regulação.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Lula também barrou a definição de prerrogativa do Banco Central (BC) para regulamentar a transferência de recursos das contas, argumentando que uma lei existente já concede esse poder ao Conselho Monetário Nacional (CMN).

O que foi sancionado

Por outro lado, foi sancionada sem vetos a obrigação de que as instituições financeiras sejam obrigadas a oferecer a opção de adesão à portabilidade automática por meio de seus canais digitais; a permissão que um cliente pague parcelas de crédito em um banco usando o débito automático em outra conta; e a obrigação de divulgação do CET (Custo Efetivo Total) e das taxas de juros em contratos e canais digitais. Também foi mantida a criação de uma nova modalidade de crédito mais barata, com mais garantias.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita