O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, devem discutir meios de pagamento entre os países do BRICS e o fortalecimento da atuação do Novo Banco de Desenvolvimento durante um encontro em Moscou, marcado para o próximo dia 9 de maio, durante as comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória, data em que se comemora a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
A informação foi confirmada pelo embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy, durante conversa com jornalistas nesta quarta-feira (23). Segundo ele, o diálogo entre os líderes deverá abordar formas de integração financeira entre os países do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outras nações que passaram a integrar o grupo nos últimos anos.
Moeda ainda está distante, diz embaixador
Apesar das expectativas em torno de uma possível moeda comum do BRICS, o embaixador ressaltou que o tema ainda está em estágios iniciais de discussão. “Há expectativas para encontrar soluções de problemas. Mas isso não pode ser feito em um dia só, ou um ano só”, afirmou Labetskiy, reforçando que a criação de uma nova moeda ou sistema de pagamentos alternativo ao dólar ainda é um plano de longo prazo.
Cooperação com o Banco do BRICS
Outro ponto importante do encontro será o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do BRICS, criado para financiar projetos sustentáveis e de infraestrutura nos países membros. O embaixador destacou que “toda cooperação prática com os BRICS é muito importante”, indicando que a ampliação das atividades do banco e a inclusão de novos projetos poderão estar na pauta da conversa entre os presidentes.