24.5 C
Brasília

Lula e Putin podem discutir formas de pagamentos entre países

Presidentes se reúnem durante celebração do 80º aniversário do Dia da Vitória, em 9 de maio

Data:

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, devem discutir meios de pagamento entre os países do BRICS e o fortalecimento da atuação do Novo Banco de Desenvolvimento durante um encontro em Moscou, marcado para o próximo dia 9 de maio, durante as comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória, data em que se comemora a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

A informação foi confirmada pelo embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy, durante conversa com jornalistas nesta quarta-feira (23). Segundo ele, o diálogo entre os líderes deverá abordar formas de integração financeira entre os países do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outras nações que passaram a integrar o grupo nos últimos anos.

Moeda ainda está distante, diz embaixador

Apesar das expectativas em torno de uma possível moeda comum do BRICS, o embaixador ressaltou que o tema ainda está em estágios iniciais de discussão. “Há expectativas para encontrar soluções de problemas. Mas isso não pode ser feito em um dia só, ou um ano só”, afirmou Labetskiy, reforçando que a criação de uma nova moeda ou sistema de pagamentos alternativo ao dólar ainda é um plano de longo prazo.

Cooperação com o Banco do BRICS

Outro ponto importante do encontro será o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do BRICS, criado para financiar projetos sustentáveis e de infraestrutura nos países membros. O embaixador destacou que “toda cooperação prática com os BRICS é muito importante”, indicando que a ampliação das atividades do banco e a inclusão de novos projetos poderão estar na pauta da conversa entre os presidentes.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Anatel fixa prazo para regularização das operadoras de banda larga fixa

Empresas sem autorização estarão irregulares e sujeitas a ter operações e infraestrutura bloqueadas

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.