18.5 C
Brasília

Juros altos mantêm setor da construção em alerta há um ano, aponta CNI e CBIC

Empresários relatam desafios na carga tributária e falta de mão de obra qualificada

Data:

Nesta segunda-feira (27), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgou a Sondagem da Indústria da Construção referente ao 3º trimestre de 2025. O levantamento revelou que as taxas de juros elevadas completaram um ano como o principal desafio enfrentado pelo setor.

Em segundo lugar, a alta carga tributária aparece entre os maiores entraves, mencionada por 32,2% dos entrevistados, um aumento de 1,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Além disso, nos últimos três trimestres, esse indicador cresceu 5,6 pontos percentuais, evidenciando uma preocupação crescente no setor.

Dificuldade em contratar mão de obra

Os empresários também destacam a dificuldade de contratar mão de obra. Com 25,8% das menções, a falta ou o alto custo de mão de obra qualificada ocupa o terceiro lugar, seguida de perto pela escassez ou alto custo da mão de obra sem qualificação, com 24,5% das citações.

Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o conjunto desses entraves cria um cenário que, embora menos pessimista que o observado meses atrás, ainda permanece amplamente desfavorável.

“Ainda assim, os índices permanecem abaixo do ritmo ideal de atividade, embora apresentem um resultado mais positivo do que o registrado em agosto”, ressalta Azevedo.

Segundo Marcelo Azevedo, é cedo para afirmar se essa melhora será sustentada. No entanto, nesse período, os empresários demonstraram uma reversão parcial das expectativas.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita