12.5 C
Brasília

Inflação oficial desacelera para 0,26% em maio, diz IBGE

Energia elétrica pressiona, mas alimentos e transportes seguram inflação

Data:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,26% em maio de 2025, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (10).

O resultado veio abaixo das expectativas do mercado, e representa desaceleração em relação a abril (0,43%) e a maio do ano passado (0,46%). No acumulado do ano, a inflação soma 2,75% e, em 12 meses, 5,32% — ainda acima do teto da meta de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Habitação puxa alta; energia elétrica é destaque

O grupo habitação exerceu o maior impacto no índice do mês, com alta de 1,19%, puxada principalmente pelo aumento de 3,62% na energia elétrica residencial, reflexo da vigência da bandeira tarifária amarela e reajustes em algumas regiões. Também houve aumento nos custos do gás encanado (0,25%) e da taxa de água e esgoto (0,77%).

Alimentos e transportes ajudam a conter inflação

Por outro lado, a inflação foi contida pela deflação de 0,37% nos transportes — com queda nos preços de passagens aéreas (-11,31%), gasolina (-0,66%), óleo diesel (-1,30%), etanol (-0,91%) e gás veicular (-0,83%) — e pela desaceleração dos alimentos, que passaram de alta de 0,82% em abril para apenas 0,17% em maio. Entre os alimentos, destaque para as quedas do tomate (-13,52%), arroz (-4%), ovo de galinha (-3,98%) e frutas (-1,67%).

Expectativas

Outros grupos também apresentaram desaceleração ou deflação, como artigos de residência (-0,27%), vestuário (0,41%), saúde e cuidados pessoais (0,54%), despesas pessoais (0,35%) e comunicação (0,07%). Educação manteve estabilidade em 0,05%.

Apesar do alívio no mês, a inflação acumulada em 12 meses permanece acima do teto da meta pelo oitavo mês consecutivo. O mercado financeiro projeta uma inflação de 5,44% para o fechamento de 2025, segundo o último Boletim Focus do Banco Central.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço