21.5 C
Brasília

Inflação do aluguel cai 0,11% em 12 meses

IGP-M inverteu o resultado acumulado de outubro (0,92%) para o período de dezembro de 2024 a novembro de 2025

Data:

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou um acumulado de -0,11% no período de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta é a primeira vez que o indicador, amplamente utilizado no cálculo de reajustes anuais de contratos de aluguel (comerciais e residenciais), fica negativo desde maio de 2024.

O economista do Ibre, Matheus Dias, explica que a deflação acumulada se deve ao recuo de 2,06% nos preços no atacado (IPA). Segundo ele, “em boa parte de 2025 prevaleceram quedas expressivas de preços, tanto de produtos industriais quanto agropecuários”.

Componente Peso no IGP-M Variação (12 meses)
Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) 60% Recuo de 2,06%
Índice de Preços ao Consumidor (IPC) 30% Avanço de 3,95%
Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) 10% Avanço de 6,41%

Atenção aos Contratos

Embora seja conhecido como a inflação do aluguel, o IGP-M negativo não garante o reajuste para baixo. Isso ocorre porque muitos contratos incluem a cláusula de “reajuste conforme variação positiva do IGP-M”, o que anula o efeito da deflação no valor final do aluguel.

Variação Mensal

No mês de novembro, o IGP-M registrou 0,27%, invertendo a queda de outubro (-0,36%). Mesmo com a alta mensal, o acumulado de um ano passou de inflação (em outubro somava 0,92%) para deflação (-0,11%).

Essa inversão é um efeito estatístico do indicador, pois o cálculo de 12 meses excluiu o dado de novembro de 2024, quando a inflação do aluguel tinha subido 1,30%, resultando na deflação no período mais recente.

A FGV coleta os preços em sete capitais (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador) no período de 21 de outubro a 20 de novembro.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita