O índice Ibovespa da B3 fechou esta segunda-feira (3) em alta de 0,61%, atingindo 150.454 pontos, marcando a primeira vez na história que ultrapassou a marca dos 150 mil pontos. Essa foi a nona valorização consecutiva do índice, que acumula alta de 25,08% em 2025.
Durante o dia, o Ibovespa chegou a 150,7 mil pontos, registrando o sexto pregão seguido em alta recorde.
Cenários externos e internos
O dólar comercial fechou em queda, valendo R$ 5,357, com baixa de 0,42%. O valor da moeda norte-americana atingiu o menor patamar desde 8 de outubro, acumulando queda de 13,32% no ano. A expectativa de manutenção da taxa Selic em 15% e o desempenho econômico global, especialmente da China, contribuíram para o otimismo no mercado.
No cenário interno, a expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para 5 de novembro, influenciou a estabilidade da taxa de câmbio. No cenário externo, indicadores econômicos da China acima do esperado impulsionaram a valorização das commodities, beneficiando economias emergentes como o Brasil.
A redução recente da taxa básica de juros nos Estados Unidos pelo Federal Reserve também estimulou investimentos no mercado brasileiro.

