15.5 C
Brasília

IBGE: Informalidade cai 38,3% no mercado de trabalho brasileiro

De 103 milhões de trabalhadores, 39,5 milhões não tem carteira assinada ou CNPJ

Data:

Segundo dados da a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o número de pessoas trabalhando no mercado informal brasileiro reduziu 38,3%. Do total de 103 milhões de trabalhadores, apenas 39,5 milhões não tem carteira assinada ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo analisou o período de novembro de 2024 a janeiro de 2025. Comparado ao trimestre anterior, encerrado em outubro de 2024, a taxa de informalidade recuou 0,6%, o que representa cerca de 800 mil pessoas.

Com relação ao setor privado, os dados da pesquisa apontam que o número de empregados com carteira assinada ficou estável, em comparação com o trimestre anterior, encerrado em outubro de 2024. Por outro lado, na comparação anual, o número cresceu 3,6%, o que representa mais de 1,4 milhão de pessoas no mercado formal.

Desemprego

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego analisada é a menor desde 2012, quando comparada com os trimestres encerrados em janeiro dos outros anos. Mesmo assim, o desemprego cresceu de 6,2% para 6,5%, e a pesquisa observou que a população ocupada brasileira registrou uma queda de 0,6%, ou seja, cerca de 103 milhões.

Ainda assim, nenhuma área registrou queda expressiva de mão de obra. A maior redução de emprego foi nos setores da administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais. Por outro lado, as atividades com aumento de trabalhadores foram comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, seguidos pela construção.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço