19.5 C
Brasília

Haddad nega pacote fiscal e diz que governo prepara medidas pontuais para meta de 2025

Ministro da Fazenda nega aumento do Bolsa Família e afirma que ainda não há discussões sobre o orçamento de 2026

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a pasta está elaborando medidas pontuais para ajudar no cumprimento da meta fiscal de 2025 e negou que o governo apresentará algum pacote ao presidente Lula (PT).

Haddad afirmou que a equipe econômica apresentaria as sugestões nesta semana, mas a agenda internacional do presidente Lula (PT) adiou a reunião para a próxima semana. O ministro conversou com jornalistas nesta quinta-feira (15), na saída do Ministério da Fazenda.

Medidas serão focadas em gargalos de receita e despesa

“Em julho do ano passado nós tomamos um série de medidas para cumprimento da meta. Este ano também nós estamos identificando onde estão alguns gargalos, alguns problemas, tanto do ponto de vista da despesa quanto da receita, e vamos apresentar para o presidente. Não dá nem chamar de pacote, pois são medidas pontuais, nenhuma de escala, voltadas exclusivamente para o cumprimento da meta fiscal”, explicou o ministro.

Haddad nega estudo para reajuste do Bolsa Família

Haddad desmentiu ainda informações veiculadas na imprensa de que o governo estuda aumentar o Bolsa Família de R$ 600 para R$ 700 em 2026. Segundo ele, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) não solicitou estudos nesse sentido, e nem o governo iniciou a elaboração do orçamento de 2026.

“O orçamento vai para o Congresso em agosto, ele nem começou a ser discutido. As pressões, as dificuldades, nem começaram a ser discutidas. Não tem nenhum estudo a respeito. Agora, se querem inventar um problema para ajudar especulador a ganhar dinheiro, o problema não pode ser meu”, finalizou Haddad.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita