25.5 C
Brasília

Haddad: EUA impõem solução “constitucionalmente impossível” para tarifaço

Diante desse cenário, ele avaliou que “o comércio bilateral vai cair ainda mais”

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), considerou que as negociações sobre o tarifaço entre os Estados Unidos e o Brasil estão travadas devido aos norte-americanos demandarem uma “solução constitucionalmente impossível”, se referindo a interferência do Executivo ao Judiciário. Diante desse cenário, ele avaliou que “o comércio bilateral vai cair ainda mais”.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Segundo o ministro, a parceria brasileira com os Estados Unidos é muito importante para o Brasil, e as tarifas de 50% resultam de uma situação específica que cabe constitucionalmente a outro Poder. Na carta enviada por Donald Trump, há duras críticas à Justiça brasileira e defesas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu em uma ação penal no Supremo Tribunal Federal que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado.

A fala de Haddad ocorreu em evento de abertura do Fórum “Futuro Sustentável” – Financial Times & Times Brasil da CNBC, realizado em São Paulo nesta segunda-feira (18).

Plano de contingência

Segundo o ministro, não há, atualmente, perspectiva de ampliação das medidas de contingenciamento publicadas na última quarta-feira (13). O pacote, criado para socorrer os setores afetados pelas tarifas, conta com a liberação de uma linha de crédito através do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), adiamento de tributos, permissão de compras governamentais de produtos afetados e a prorrogação do regime de Drawback.

“Além das medidas conjunturais, nós reestruturamos todo o FGE, o que foi elogiado por especialistas”, contou.

Meta fiscal

O ministro garantiu que o governo seguirá a meta fiscal do arcabouço fiscal em 2026. “Nós vamos cumprir o que está pactuado”, enfatizou.

Para este ano, a meta é de déficit zero, ou seja, com receitas e despesas equilibradas. Por outro lado, em 2026, a meta é de um superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita