18.5 C
Brasília

Haddad defende reavaliar benefícios fiscais da reforma tributária

Ministro da Fazenda afirma que mais benefícios seriam o único "defeito" da reforma

Data:

Nesta terça-feira (25), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que, apesar dos setores trabalharem pela ampliação de benefícios tributários até 2032, há possibilidade do governo reavaliar e diminuir o número de exceções fiscais da reforma tributária. O comentário aconteceu durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Benefícios fiscais

Haddad classificou o excesso de benefícios como o principal “defeito” da proposta de reforma tributária em discussão. Segundo ele, quanto mais exceções forem mantidas, maior será a alíquota padrão do IVA, o que acaba penalizando setores não contemplados com incentivos.

“Isso nos distanciaria dos melhores sistemas tributários do mundo”, alertou o ministro.

De acordo com dados preliminares, a alíquota média estimada é de 21,22%. No entanto, com as exceções previstas, a alíquota padrão pode subir para 27,84%. Esse aumento ocorre porque os setores beneficiados pagam menos e o restante da economia precisa compensar a arrecadação, elevando sua carga tributária.

Pressão de setores

Haddad reconheceu que diversos setores econômicos estão pressionando pela manutenção ou ampliação dos benefícios fiscais até 2032. Entretanto, reforçou que o governo estuda limitar essas exceções para garantir uma alíquota mais equilibrada e próxima da média internacional.

Segundo o ministro, manter o número de exceções como está poderá comprometer a competitividade do Brasil e o objetivo da reforma, que é simplificar o sistema e distribuir melhor a carga tributária.

Autores

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita