O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o governo irá abrir um crédito extraordinário para retomar os financiamentos do Plano Safra. Segundo o ministro, o governo irá editar uma Medida Provisória, em torno de R$ 4 bilhões. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (21), em São Paulo.
O chefe da pasta disse ainda que as linhas serão retomadas na próxima semana, e até segunda-feira (24) a MP deve ser publicada no Diário Oficial da União. Ainda segundo Haddad, o crédito será incluido nos limites do arcabouço fiscal.
Suspensão do Plano Safra
Nesta quinta-feira (20), o Tesouro Nacional determinou a suspensão de novas contratações de financiamentos no âmbito do Plano Safra 2024/2025. De acordo com o governo, a decisão ocorreu devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025.
“Vale reforçar que os recursos para as operações de Custeio para a agricultura familiar estão mantidos em todo o Brasil. A medida também não afeta as novas operações do Pronaf (Custeio, Investimento e Industrialização) nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste realizadas respectivamente pelo BASA, BNB e BB, cujos recursos para contratação do Pronaf são dos Fundos Constitucionais”, disse o governo em nota.
A preocupação do governo envolve ainda um outro vilão que tenta combater: a inflação. A falta de financiamento para o setor pode encarecer ainda mais o preço dos alimentos. A aprovação do governo tem sido fortemente afetada pelo aumento nos preços, segundo pesquisas divulgadas recentemente.

