29.5 C
Brasília

Governo busca meio-termo para disputa entre montadoras

Disputa entre indústria nacional e chinesa aguarda decisão da Camex

Data:

Após empresas automotivas com fábricas no Brasil e montadoras chinesas levaram demandas opostas ao governo, o Ministério da Indústria e Comércio avalia um meio-termo. Segundo o ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) pede que seja antecipado o calendário de elevação de imposto de importação para kits fabricados no exterior para montagem no Brasil (SKD e CKD).
Assim a alíquota de 35%, prevista para 2028, passaria a valer em 2026. Por outro lado, montadoras chinesas, que trazem os kits automotivos prontos para montar os carros no Brasil, pedem a redução da tarifa.
“Uma outra hipótese que surgiu foi não reduzir [alíquotas], mas dar uma quota. Assim, anteciparia os 35% para 2026, como no pleito da Anfavea, e, ao invés de reduzir tarifa, estabeleceria uma quota até 1º de julho de 2026”, propôs Alckmin.
Essa alternativa permitiria uma transição menos brusca até que o setor se adapte às novas regras, e ao mesmo tempo daria resposta à pressão das empresas instaladas no território nacional. O objetivo é impedir uma fuga de investimentos e empregos, sem fechar as portas para a competitividade estrangeira ou comprometer o processo de inovação tecnológica do parque automotivo brasileiro.
Segundo o ministro, a ideia vai ser discutida primeiro no Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Assim, as propostas dependeriam do aval de diversos ministérios.

Autores

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Audiência Pública no Senado debaterá mineração e beneficiamento de terras raras no Brasil

Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação promove sessão no dia 10

Em conversa com Gleisi, Hugo Motta reafirma compromisso em votar isenção do IR

No último dia 21, a Câmara aprovou por unanimidade o requerimento de urgência da matéria

Análise: 7 de setembro espelha disputa política

As comemorações em torno do 7 de Setembro espelharam...