Os agentes de mercado elevaram pela 19ª semana consecutiva a previsão de inflação para 2025. Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (24), a projeção é que o IPCA acumulado deste ano seja de 5,65%. A estimativa é consideravelmente superior ao teto da meta de inflação, de 4,5%.
Para o próximo ano, o mercado também elevou a projeção da inflação, ficando em 4,4%. É a 9ª semana consecutiva de alta na previsão do indicador segundo a pesquisa do Banco Central. Entretanto, caso a estimativa se confirme, a inflação ainda ficaria dentro do intervalo superior da meta definida.
As previsões de crescimento econômico para 2025 e 2026 foram mantidas, em relação a pesquisa da semana passada. Neste ano, o PIB deve ficar em 2%, e em 2026, 1,7%, de acordo com o Focus.
Ainda de acordo com o documento, o mercado projeta queda na dívida liquida do setor público em relação ao PIB. Segundo o mercado, o indicador deve ficar em 65,95%, frente aos 66,10 projetados na semana anterior. Para o resultado primário, o mercado mantém a projeção de déficit de 0,6% do PIB, pela 9ª semana seguida.

